Tickets de ordens de Torre de Pisa

Uffizi

Reserve online sua visita à Torre de Pisa, um dos monumentos símbolos da Itália no mundo inteiro, partindo pela bellissima Praça dos Milagres.

1. CLICCA SU UN GIORNO VERDE DEL CALENDARIO

  Disponibile    Non Disponibile

Informazioni Utili:

Arquitetura

Além da famosa inclinação, desafio às leis de estática, o campanário do Duomo é um edifício único no seu gênero, seja pelo seu alto valor hiostórico-artístico, seja pela posição que ocupa na famosa Praça dos Milagres.
A construção ocupa um espaço isolado da Catedral e surge na parte sul oriental.
Trata-se de uma posição anomala, normalmente o campanário é construído perto da fachada ou ao longo da lateral da Igreja, já verificada em outras construções pisanas.


A altura dava à Torre a função de ponto visivo e podia ser observada de cada ângulo da praça e do rio Arno, conectando, desta forma, a cidade à Praça dos Milagres, que localiza-se fora do núcleo urbano.
A Torre, enfim, servia como farol, símbolo e orgulho da comunidade pisana.


O Edifício

O atual edifício, resultado de uma construção longa e de várias reformas ao longo dos anos para garantir que não houvesse nenhuma queda, é constituido por um corpo cilíndrico com arcos e colunas que apoiam-se sobre um tronco de base.
O corpo central da estrutura é composto por um cilindro vazio, constituido por um paramento externo com gesso de San Giuliano branco e cinza, um paramento interno, em pedra verrucana.
Na parte interna foi construida a escada em forma de espiral, que com seus 293 degraus chega até o sexto andar, onde, encontra-se no poço interno uma janela que permite entrada de luz e permite a entrada no campanário.
Os seis andares apoiados no tronco de base, mais o campanário, dividem a Torre em oito partes, chamados "ordini".
Os de baixo são animados por um giro de arcos cegos apoiados em semicolunas que incluem em baixo do arco uma losanga com mármore policromático com uma rosa em alto relevo no centro.
Na parte oeste encontra-se a única entrada, espaço retangular enmoldurado por uma arquitrave.
Neste espaço encontra-se uma "Madonna con il Bambino" de 1300.
Ao lado, os portais são decorados com animais e representações de navios acompanhados pela epígrafe de comemorção fa fundação do edifício.


A Inclinação

A inclinação é o que mais fascina e cria curiosidade aos visitantes e estudiosos do mundo inteiro.
A inclinação da Torre é até hoje um mistério.
Ao longo do tempo muitos estudiosos tentaram entender este mistério, principalmente no século passado.
A grande dúvida sempre foi se o edifício foi construído de propósito desta maneira ou se foi um problema estático durante a construção, ou um inevitável e progressivo cedimento do terreno.


Neste último século, os estudos e as medidas tomadas do edifício e do terreno, nos permitiram entender um pouco mais sobre a inclinação da Torre.
Aparentemente a construção foi feita para manter a posição vertical, mas logo o terreno começou a ceder e a inclinar a Torre.
A construção começou a afundar por causa da formação argilosa e da àgua que se encontra no terreno.
Nos últimos anos a Torre se moveu bem pouco, encontrando uma estabilibade na posição atual.
Em 1817 foi feito um estudo por dois pesquisadores ingleses Cresy e Taylor que confirmaram esta teoria.
Alguns anos mais tarde, em 1838, houve uma brusca mudança na inclinação, mobilitando, de novo, estudiosos e exigindo uma retirada da àgua presente no solo e a suspenção da construçao de novos edifícios perto da Torre.
As medidas sucessivas documentaram uma pendência de 20 centímetros
nos 267 anos passados entre as medidas pegas por Giorgio Vasari em 1550 e as medidas pegas pelos ingleses, em 1817, a inclinação aumentou somente de cinco centímetros.
A aceleração do movimento de inclinação durou alguns anos após a reforma de 1838, para em seguida voltar a diminuir a um milímetro por ano.
No século XX, o avanço tecnológico e o interesse das autoridades governamentais contribuiram muito para o melhoramento na manutenção da Torre.


As medidas da Torre

O monumento mede 58,36 metros de altura da fundação até o topo e aproximadamente 55 metros fora da terra.
O peso é de 14.453 toneladas, o baricentro encontra-se a 22,6 metros acima da fundação.
A fundação tem um diâmetro externo de 19,58 metros; a abertura central é de 4,5 metros.
A área de fundação é portanto de 285 metros quadrados; a pressão sobre o terreno é de 497 kPa.
A inclinação atual é de aproximadamente 55°, ou seja, 10%; o valor correspondente à excentricidade sobre a carga sobre a fundação é de 2,3 metros.

Museus de Florença

Pesquisar no mapa!

O que pensam as pessoas que compraram bilhetes conosco